Nenhum produto no carrinho.
Antes de o mundo do futebol ter entendido o potencial comercial dos patrocínios, um time se antecipou e desafiou as convenções da época. O histórico Eintracht Braunschweig, o mais sui generis campeão nacional alemão, tornou-se, em 1973, a primeira equipe a utilizar um uniforme com patrocinador. Anteciparam em quase uma década a definitiva chegada do marketing ao futebol.
A História está cheia de paradoxos, e a do futebol não podia ser diferente. O futebol alemão permaneceu, até aos anos 60, agarrado a uma ideia impraticável de semiprofissionalismo que ameaçou as próprias bases do sucesso do título mundial alcançado em 1954 na Suíça. Os diretores da federação de futebol da República Federal da Alemanha consideravam que era imoral utilizar o esporte como forma de enriquecimento. Durante uma década, baniram do jogo todos os atletas que recebessem um salário por jogar (a maioria dos jogadores utilizava trabalhos encobertos, organizados pelos clubes), e quando vários jogadores começaram a emigrar para as ligas italianas e espanhola, estes foram impedidos de representar a seleção. Em 1963, finalmente, todos se puseram de acordo e nasceu a Bundesliga.
Foi a última grande liga do futebol europeu a aparecer no calendário e esta permitiu um acelerado desenvolvimento dos clubes, agora livres de constrangimentos financeiros. Uma década depois de a competição ter se iniciado, a mesma federação que não queria permitir um futebol assumidamente profissional aceitou desafiar todas as convenções mundiais e permitir algo que parecia, a princípio, uma imensa extravagância: o patrocínio em um uniforme de uma das suas equipes.
Faça login ou crie uma conta abaixo.
Criando uma conta, você tem acesso GRATUITO e ILIMITADO a todos os textos da Corner.
Quando o Aston Villa entrou em campo com 11 ingleses
Como a Full Members Cup foi de tapa-buracos a uma das competições mais carismáticas do futebol inglês
Jornalista e escritor. Autor dos livros “NOITE EUROPÉIAS”, “SONHOS DOURADOS”, “SUEÑOS DE LA EURO” e “JOHA: A ANATOMIA DE UM GÊNIO”.Futebol e Política têm tudo a ver, basta conectar os pontos.O coração de menino ficou no minuto 93 da final de Barcelona.Estudou comunicação na Universidade do Porto e morou mais de uma década em Madri.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |