Walter Frosch: o pirata do St. Pauli

Trajetória e anedotas de um bucaneiro de chuteiras

Livraria FC

Trajetória e anedotas de um bucaneiro de chuteiras

Por Clayton Fagundes

O St. Pauli é um time que se notabiliza mais pelo que faz fora de campo do que dentro da cancha de jogo. Seu status de time cult e alternativo, adotado por punks e roqueiros, com ações em defesa de minorias; sua postura em lutar contra a homofobia, racismo, sexismo e fascismo é algo que atrai admiração de muitos fãs de futebol mundo afora. Heróis que envergaram a camisa pirata existem, mas são pouco falados e até desconhecidos pela maioria dos fãs de futebol.

A gênese do pirata

Walter Frosch nasceu no ano de 1950, na cidade Ludwigshafen am Rhein, localizada no estado da Renânia – Palatinado. No futebol, estreou aos 20 anos pelo Sport Verein 1919 Alsenborn, onde atuou por quatro temporadas. Com a camisa do clube jogou 87 partidas, marcando 9 gols. Um número expressivo para um zagueiro que não era marcado propriamente pelo futebol bem jogado, mas por uma grosseria e vigor intermináveis. Esses ótimos números logo chamaram a atenção de grandes clubes do país. Entretanto, Frosch se viu em meio a uma grande controvérsia envolvendo o FC Bayern de Munique e 1. FC Kaiserslautern. Mal assessorado pelo gerente Robert Swan, Frosch assinou com este último em 1974, entretanto, ele já detinha um pré-contrato assinado com o Bayern. Esse imbróglio acabou provocando uma intervenção da Federação Alemã de Futebol que prontamente suspendeu o jogador por quatro meses.

Após férias bem aproveitadas no sol da cidade espanhola de Mallorca, na Espanha, Frosch pode se juntar aos Die roten Teufel (Diabos Vermelhos). No Kaiserslautern fez grandes partidas na temporada 1975/1976, se tornando titular absoluto na equipe treinada por Erick Ribbeck. Jogando como líbero, Frosch ajudou o time a chegar a final da DFB- Pokal (Copa da Alemanha), decisão que acabou perdida para o Hamburgo SV por 2 a 0. No 1. FCK ele jogou 43 jogos, tendo marcado quatro gols.

Para continuar lendo, faça login ou registre-se. É grátis! Clique aqui.

Compre a sua Corner #8
Mantenha-se informado sobre nossos textos e produtos. Receba descontos exclusivos.
Assine a nossa newsletter.