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Clube empresa

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Clube Empresa

Sumário

Introdução

• Clube-empresa: histórico, impactos reais e abordagens alternativas


Parte I | Análises

• A “Ley de Deporte” na Espanha e o modelo de “Sociedad Anónima Deportiva”: um balanço dos últimos 30 anos, por Daniel Ferreira e Victor de Leonardo Figols.

• Acabou o amor: o processo de divórcio entre clube e SAD em Portugal, por Fernando Borges.

• “Sociedades anónimas deportivas” no Chile: o declínio do futebol social, por Sebastián Campos Muñóz.

• As associações civis desportivas no futebol argentino: privatizações e resistência, por Verónica Moreira e Rodrigo Daskal.


 

Parte II | Torcedores

• Sevilla Fútbol Club: a luta pelo patrimônio dos seus torcedores, por Accionistas Unidos del Sevilla (Moisés Sampedro Contreras)

• Clube de Futebol “Os Belenenses”: síntese histórica de um clube grande e histórico em Portugal, por Assembléia de Sócios de “Os Belenenses” (Edgard Macedo & Rui Silva)

• Club Universidad de Chile: recuperar o clube para os seus torcedores superando o fracasso das S.A., por Asociación de Hinchas Azules

• Racing Club de Avellaneda: os torcedores e a mercantilização do futebol, por Lucía Maria Ravecca


Parte III | Outras questões

• A raíz do problema: o declínio do futebol brasileiro após o período das parcerias dos anos 1990, por Marco Sirangelo.

• O modelo societário do futebol alemão: uma referência de êxito questionável, por Carles Viñas

• Faixa, rota e bola: o futebol como instrumento de “soft power” chinês, por Emanuel Leite Jr & Carlos Rodrigues

• “Soft power” e futebol: os casos de Catar, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, por Emanuel Leite Jr & Carlos Rodrigues

• “Multi-club ownership”: um novo estágio da globalização dentro do futebol, por João Ricardo Pisani

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Abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol

O Brasil voltou a discutir uma nova legislação pra incentivar a transformação dos clubes de futebol de associações sem fins lucrativos para sociedades empresárias, mais de vinte anos após a promulgação da Lei Pelé. O livro “Clube-empresa: abordagens críticas globais às sociedades anônimas do futebol” busca trazer uma série de análises alternativas sobre o tema.

Aliando pesquisas acadêmicas e relatos de movimentos de torcedores de Chile, Argentina, Portugal e Espanha, a obra traz um quadro amplo e diverso de entendimentos sobres os verdadeiros impactos da entrega dos clubes a grupos privados.

Os textos da obra desconfiam e contestam, a partir de casos concretos, os mantras da profissionalização, da eficiência gerencial, da atração de investimentos, da transparência nas contas, da boa governança corporativa e do ganho de competitividade em campo, estabelecendo um quadro real e pouco animador sobre a atual situação dos clube-empresa no mundo.

Analisam também o perfil geral dos grandes proprietários de clubes em todo o mundo, cujos objetivos geopolíticos expõem uma indústria do futebol dominada por interesses muito distantes de uma lógica tradicional de mercado.

Especificações

360 páginas
Papel pólen 80g
16x23cm

Peso0.650 kg