Clube empresa

Clube Empresa

Sumário

Introdução

• Clube-empresa: histórico, impactos reais e abordagens alternativas


Parte I | Análises

• A “Ley de Deporte” na Espanha e o modelo de “Sociedad Anónima Deportiva”: um balanço dos últimos 30 anos, por Daniel Ferreira e Victor de Leonardo Figols.

• Acabou o amor: o processo de divórcio entre clube e SAD em Portugal, por Fernando Borges.

• “Sociedades anónimas deportivas” no Chile: o declínio do futebol social, por Sebastián Campos Muñóz.

• As associações civis desportivas no futebol argentino: privatizações e resistência, por Verónica Moreira e Rodrigo Daskal.


 

Parte II | Torcedores

• Sevilla Fútbol Club: a luta pelo patrimônio dos seus torcedores, por Accionistas Unidos del Sevilla (Moisés Sampedro Contreras)

• Clube de Futebol “Os Belenenses”: síntese histórica de um clube grande e histórico em Portugal, por Assembléia de Sócios de “Os Belenenses” (Edgard Macedo & Rui Silva)

• Club Universidad de Chile: recuperar o clube para os seus torcedores superando o fracasso das S.A., por Asociación de Hinchas Azules

• Racing Club de Avellaneda: os torcedores e a mercantilização do futebol, por Lucía Maria Ravecca


Parte III | Outras questões

• A raíz do problema: o declínio do futebol brasileiro após o período das parcerias dos anos 1990, por Marco Sirangelo.

• O modelo societário do futebol alemão: uma referência de êxito questionável, por Carles Viñas

• Faixa, rota e bola: o futebol como instrumento de “soft power” chinês, por Emanuel Leite Jr & Carlos Rodrigues

• “Soft power” e futebol: os casos de Catar, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, por Emanuel Leite Jr & Carlos Rodrigues

• “Multi-club ownership”: um novo estágio da globalização dentro do futebol, por João Ricardo Pisani

R$49,90

Comparar
REF: clubeempresa Categoria:

Descrição

Abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol

O Brasil voltou a discutir uma nova legislação pra incentivar a transformação dos clubes de futebol de associações sem fins lucrativos para sociedades empresárias, mais de vinte anos após a promulgação da Lei Pelé. O livro “Clube-empresa: abordagens críticas globais às sociedades anônimas do futebol” busca trazer uma série de análises alternativas sobre o tema.

Aliando pesquisas acadêmicas e relatos de movimentos de torcedores de Chile, Argentina, Portugal e Espanha, a obra traz um quadro amplo e diverso de entendimentos sobres os verdadeiros impactos da entrega dos clubes a grupos privados.

Os textos da obra desconfiam e contestam, a partir de casos concretos, os mantras da profissionalização, da eficiência gerencial, da atração de investimentos, da transparência nas contas, da boa governança corporativa e do ganho de competitividade em campo, estabelecendo um quadro real e pouco animador sobre a atual situação dos clube-empresa no mundo.

Analisam também o perfil geral dos grandes proprietários de clubes em todo o mundo, cujos objetivos geopolíticos expõem uma indústria do futebol dominada por interesses muito distantes de uma lógica tradicional de mercado.

Especificações

360 páginas
Papel pólen 80g
16x23cm

Informação adicional

Peso0.650 kg

Você também pode gostar de…

X