O guerreiro desdentado

Noby Stiles, um verdadeiro operário inglês.

melhor time já armado pela Inglaterra fez valer sua existência. Não por jogar o futebol mais vistoso e encantador de 1966, mas por vencer em casa o torneio mais cobiçado entre as seleções de países — façanha consumada por nada menos que seis dos oito campeões mundiais.

Mais do que marcar gols, evitá-los era a grande virtude daquele time escalado por Alf Ramsey. E os ingleses contavam com um perfeito especialista na arte de neutralizar o ímpeto ofensivo de seus adversários. Norbert “Nobby” Stiles foi a primeira interpretação já registrada do volante destruidor de jogadas — numa época em que linhas ofensivas de cinco jogadores ainda eram paradigmas táticos.

Apesar da posição, não impunha respeito físico. O ex-jogador e atualmente ator britânico Vinnie Jones chegou a compará-lo a um personagem de desenho animado: a avançada calvície aos 24 anos de idade e o sorriso severamente desfalcado (atenuado por uma dentadura que costumava tirar no fim dos jogos) eram as principais características de um corpo franzino de 1,68m de altura.

[mks_pullquote align=”right” width=”300″ size=”18″ bg_color=”#000000″ txt_color=”#ffffff”]Nobby Stiles jogou entre 1960 e 1971 no Manchester United. Se transferiu para o Middlesbrough, onde ficou por duas temporadas antes de atuar como player-couch no Preston North End e encerrar a carreira. Como treinador passou pelo próprio Preston North End entre 1977 e 1981, antes de ir para a NASL comandar o Vancouver Whitcaps até 1984. Depois, teve uma breve passagem pelo West Bromwich Albion, muito dificultada pela distância da família que vivia em Manchester. Entre 1989 e 1993 atuou nas divisões inferiores do Manchester United, tendo trabalhado com a famosa Class of 92.[/mks_pullquote]

Com Stiles fazendo o trabalho sujo — não por meio de faltas violentas, mas com desarmes tão viris quanto eficientes —, a Inglaterra passou da primeira fase do torneio havendo marcado apenas quatro gols, mas com a meta de Gordon Banks ainda incólume. A partida de quartas-de-final, contra a Argentina, seguiu a toada: vitória por 1 a 0 e classificação às semifinais sem sofrer um gol sequer.

A vaga para a final seria decidida contra Portugal e seu brilhante centro-avante Eusébio, que chegava para o duelo com nada menos que sete gols marcados em quatro partidas no torneio, até então. O treinador Alf Ramsey chamou Stiles em um canto e lhe deu instruções nada precisas sobre como marcar o artilheiro português: “Se vira!”, teria o dito o comandante ao camisa 4.

O mítico atacante luso foi categoricamente anulado por Stiles, que sequer o deixava receber a bola. Com o placar já em 2 a 0 para o time da casa, Eusébio fora notado apenas aos 37 minutos do segundo tempo, quando seu implacável marcador viu-se obrigado a manter uma distância mínima para que o português pudesse cobrar um pênalti.

A decisão da Copa do Mundo de 1966 foi contra a forte seleção da Alemanha Ocidental, que tinha entre seus titulares os jovens e promissores Wolfgang Overath e Franz Beckenbauer. Nobby Stiles não precisou marcar ninguém em especial, mas a segurança que dava à frente da defesa foi crucial para que Geoff Hurst se tornasse o primeiro e único jogador a marcar três gols em uma final de Copa do Mundo. Título assegurado depois de uma vitória por 4 a 2 na prorrogação.

A Inglaterra já podia comemorar. E entre as quase formais expressões de felicidade dos jogadores ingleses — no melhor estilo britânico, diga-se —, Stiles quebrou o protocolo. Durante a volta olímpica, segurando a Jules Rimet em uma das mãos e sua própria dentadura na outra, escancarava seu esburacado sorriso enquanto saltitava burlescamente ao lado do capitão Bobby Moore.

Quarenta e oito anos depois, a banda Western Promise homenageou o gesto, dando a uma de suas canções o nome de Dance like Nobby Stiles. O videoclipe da música [assista acima] começa justamente com a antológica comemoração.

Compre a sua Corner #7
Mantenha-se informado sobre nossos textos e produtos.
Assine a nossa newsletter.

Nome e sobrenome
Email

EQhXJ76MWI4