Fernando Martinho e Gabriel Macieira falam sobre o domínio espanhol nas competicões européias desde 2006 até 2018.

Por Noites Européias

No episódio#4 de Noites Européias, Fernando Martinho dividiu com Gabriel Macieira a apresentação e falaram sobre o domínio dos clubes espanhóis nas competições européias, que no livro que dá nome a este podcast, o autor, Miguel Lourenço Pereira chama de O Império Espanhol e dá título ao sétimo capítulo e se inicia em agosto de 2013, quando, ao final daquela temporada, Real Madrid e Atlético de Madrid se enfrentam na final, e o Sevilla conquista a Europa League, a partir dali uma verdadeira hegemonia espanhola se instaurou nas competições européias.

Mas os sinais de um domínio já vinham surgindo desde a temporada 2005/06, quando o Barça conquistou a Champions e o Sevilla a Europa League e é isso que Fernando Martinho e Gabriel Macieira destrincham neste episódio, além de passarem pela dificuldade que os clubes ingleses têm em chegar tão longe e a reformulação que o futebol italiano atravessa desde o declínio de duas de suas principais potências: Milan e Inter. Somente a Juventus conseguiu alguma coisa em âmbito europeu, enquanto a Roma chegou a uma altura só atingida em 1984 anteriormente. Já o Napoli, surge como uma esperança, mas sucumbiu nas duas competições européias que disputou por não conseguir manter o mesmo nível doméstica e internacionalmente.

Já o Atlético de Madrid, após cair na fase de grupos da Champions League, mostrou toda a sua força na Europa League, e chegou à final de uma competição junto com o outro time da capital espanhola, que chegou à final da Champions e perduram assim, o Império Espanhol. Enquanto isso, o Barça vem se fragilizando e passando por um processo de reformulação e buscando um modelo, que talvez, nem o próprio clube saiba o que realmente busca.

Visite nossa loja virtual e adquira as edições impressas da revista! Os textos publicados nas revistas são exclusivos e não são republicados no site, nem vice-versa. Garanta seu exemplar, colecione e leia a Corner.