Foto: Fernando Martinho

#1

O espírito Panenka

Com a progressiva conversão da informação esportiva num produto de entretenimento, diversas vozes se manifestam e atuam em alternativas editoriais que transcendam os limites ideológicos impostos pelas grandes mídias. Para muitos, essas vozes pertencem a verdadeiros “loucos” que insistem em apostar em histórias culturais de futebol em plena era da digitalização dos suportes e meios.

Um brasileiro dos Bálcãs

Desde que a Corner foi idealizada, o nome de Dejan Petković sempre esteve no topo da lista para nossa primeira entrevista de capa. Muito antes de ser “apenas” o Pet, Dejan já havia sido apelidado de Rambo, mas – apesar das muitas vezes em que recebeu aplausos pela garra demonstrada em campo – a alcunha do guerrilheiro dos cinemas mostrou-se incompatível com sua capacidade intelectual.

Sucker for Soccer

Zoran Lucić é o designer por trás da série de pôsteres Sucker for Soccer, cujo nome não tem nenhuma explicação além da rima, segundo o próprio artista. Mas, em tradução livre, quer dizer algo como Tarado por futebol. Seu trabalho já aparece como uma das referências mundiais do design gráfico quando o assunto é o esporte bretão. Croata de nascimento, filho de pais sérvios, atualmente vive na Bósnia, especificamente em Bijeljina, cidade onde nasceu o pai de Zlatan Ibrahimović.

O Zé da Tijuca

Após a ingestão de quantidades ideais de cerveja durante o papo com Dudu Monsanto, aproxima-se o homem. Vestindo uma camisa roxa dos X-Games da ESPN, ele se senta à mesa e até aceita um copo, mas diz que não vai beber muito. Parece bem-humorado aquele senhor de minguantes cãs, sempre bagunçadas e quase tão rebeldes quanto ele próprio. José Trajano é um sujeito que jamais se incomodou em falar exatamente o que pensa em pleno ar. Ao menos para quem assiste ao Linha de Passe, essa é a impressão que acaba se confirmando sem reservas após um encontro com o pai da ESPN Brasil.

Mantenha-se informado sobre nossos textos e produtos. Receba descontos exclusivos.
Assine a nossa newsletter.