Registrar
Uma senha sera enviada para seu e-mail

O futebol pelo quadrinista Marcello Quintanilha

Por Fernando Martinho.

N

ascido em Niterói-RJ, Marcello Quintanilha se mudou para Barcelona em 2002. Dono de técnica e traços que lhe são bastante peculiares, ele produz ilustrações sobre as mais diversas temáticas. Mas o que chamou a atenção da Corner foi sua especial capacidade de expressar um lado menos glamouroso do futebol – mais humano e até mais corriqueiro do que o mundo quase inatingível dos grandes astros do esporte.

'Beirinha' de Marcello Quintanilha

A capital da Catalunha foi o local da conversa com o quadrinista. A vida na Espanha, política, sociedade, a obra do artista e – como não podia deixar de ser – futebol. O papo foi interrompido apenas para que o garçom galego pudesse intervir com os néctares que azeitaram o bate-papo: as cervejas de toda a Europa.

Você chegou a Barcelona em um momento de crise no clube, que acabava de se desfazer do Rivaldo…

Exato. Peguei a época em que o Joan Laporta deu a sorte de não conseguir contratar o David Beckham. Para ser presidente do Barcelona, Laporta tinha como principal plataforma de campanha a contratação do Beckham – que ele não conseguiu. Então, meio que para tapar o buraco, ele aceitou contratar o Ronaldinho Gaúcho. Foi isso que aconteceu, na verdade.

Você disse não torcer por time algum, mas também disse ser impossível não vibrar com o Barcelona do Guardiola. Que elementos daquele time levaram você a torcer?

Foi a forma de jogar, não pode ser outra coisa! Acho que para qualquer um que tenha visto aquele time jogar… É o time que eu melhor vi jogar na minha vida. Se você comparar com a Seleção de ’82, que é o time com o qual mais se compara… Aquela Seleção tinha um jogo mais vertical, isso é verdade. Mas aquele time do Barcelona jogou em um nível muito alto durante muitos anos. Com uma base formada quase que inteiramente no próprio clube e isso diz muito sobre a instituição.

Algumas das publicações de Marcello Quintanilha

Algumas das publicações de Marcello Quintanilha

Visite nossa loja virtual e adquira as edições impressas da revista! Os textos publicados nas revistas são exclusivos e não são republicados no site, nem vice-versa. Garanta seu exemplar, colecione e leia a Corner.