Registrar
Uma senha sera enviada para seu e-mail

Desbravando páginas nunca dantes folheadas

Por Corner.

P

or décadas, o jornalismo esportivo se ocupou de vender capas de jornais e revistas e garantir a audiência no rádio e na TV. Atualmente, a preocupação passa por compartilhamentos, hashtags e trending topics. Os suportes mudam, mas a finalidade é sempre a mesma: transformar a cultura do futebol em um produto de entretenimento. As histórias sobre o esporte mais popular do planeta – e não que sejam poucas – acabam perdendo espaço para page views ou pontos no Ibope. E são justamente histórias o que trazem as páginas da primeira edição da Corner, com abordagens políticas, informais e – acima de tudo – independentes.

Deixamos o Pet de lado para falar com o Dejan, que nasceu e cresceu numa região que sofreu um dos maiores conflitos étnicos da Europa. As sucessivas guerras culminaram na dissolução do estado iugoslavo e na conseqüente migração de boa parte da população do extinto país para o resto do continente. Foi assim que Adnan Januzaj, uma das recentes promessa do Manchester United, acabou nascendo na Bélgica. Seus pais deixaram o Kosovo e rumaram para Bruxelas.Os Bálcãs também trazem outro expoente do futebol, mas que atua no design gráfico. Zoran Lucic é o designer por trás da série Sucker for Soccer e, além de conceder a entrevista, o croata produziu exclusivamente para a Corner #1 uma ilustração de Adnan Januzaj.

Seguindo no métier artístico na Europa, um bate-papo em um típico bar de Barcelona com Marcello Quintanilha e seus quadrinhos. Ele falou sobre seu interesse pelo futebol e como o transporta para suas histórias. Talvez inspirado pela atmosfera, o assunto caminhou naturalmente até chegar ao separatismo catalão e ao FC Barcelona. Aquele clube que diz ser mais que um clube, parece não ter o mesmo brilho de antes. O Barça vem triunfando, é verdade. Mas faz isso como qualquer outro milionário clube europeu, gastando cifras – inexplicáveis e inexplicadas – por jogadores de calibre, em detrimento de sua filosofia formadora. No entanto, é relevante seu papel no desejo catalão por soberania, graças a sua inquestionável representatividade para a causa.

A viagem pelo velho continente também proporcionou uma conversa com João Castelo-Branco, correspondente da ESPN Brasil em Londres. O encontro foi arranjado graças às indicações de dois outros entrevistados: o jornalista José Trajano e o apresentador Dudu Monsanto. A ESPN era – e ainda é, em certa medida – um ponto de resistência ao atual modelo comercial da informação esportiva. Mas as exigências mercadológicas também bateram à porta da emissora. O canal precisa responder a interesses e diretrizes que transcendem as ilusões de quem se encanta com as histórias contadas pelo futebol.

Tudo isso e mais um pouco, na primeira edição da primeira revista literária sobre futebol já publicada no Brasil.

Visite nossa loja virtual e adquira as edições impressas da revista! Os textos publicados nas revistas são exclusivos e não são republicados no site, nem vice-versa. Garanta seu exemplar, colecione e leia a Corner.